PUBLICAÇÕES

Documentáro sobre Chico Buarque registra de forma brilhante a lenda viva e admirável da MPB




Mesmo na correria do final do ano, não podia me furtar de assistir ao documentário sobre um dos nomes mais originais e geniais da nossa MPB. Refiro-me ao poeta, escritor... Francisco Buarque de Holanda, (foto) exibido e lançado no Festival de cinema do Rio de 2015.



Os mais exigentes e antigos acham que a qualidade da música brasileira piorou muito nos últimos 50 anos. Mas para Chico Buarque, ela melhorou, visto que mais pessoas podem expressar aquilo que realmente sentem e que para ele ajudou a diminuir a influência de um modelo artístico elitista que predominou no Brasil até décadas passadas.



"Para muita gente, viajar de avião ficou um horror, devido aos aeroportos, aviões lotados e ao número cada vez maior de passageiros mal vestidos", declara o artista no filme. Mas isso representa uma melhora já que mais pessoas têm acesso ao serviço", diz ele no documentário. É esse olhar crítico, democrático e irônico que reflete a maturidade do cantor, compositor e escritor de 71 anos de idade e com mais de 50 anos de carreira e dono de uma obra genial e que dá o tom do documentário Chico: Artista Brasileiro, de Miguel Faria JR, narrado pelo próprio Chico Buarque.

Chico Buarque é um dos personagens mais interessantes e explorados da MPB. No documentário Chico - Artista Brasileiro, do mesmo diretor do documentário sobre o inesquecível Vinicius de Moraes o diretor diz no filme: "Ele seria uma das poucas “montanhas” na imensa “planície” que seria a música brasileira, ao lado de Dorival Caymmi e Noel Rosa. "Ele e todas as histórias que o orbitam" Essa afirmação é a garantia de uma obra ainda assim reveladora e muito bacana de ser assistida. A forte amizade com o diretor do documentário faz tudo fluir de forma mais sincera e verdadeira. Isso na minha opinião, leitores do site.



Além de todo o contexto da efervescência política que compreende um longo período, com a qual vida e obra de Chico Buarque se confundem, e dos quais o filme não foge dos fatos, o protagonista retratado se mostra bem diferente a respeito de sua personalidade, ao negar a timidez a que é associado normalmente;. Declara-se “mais” escritor do que um artista musical. Histórias como a da sua procura por um irmão alemão, já falecido, fruto de uma aventura de seu pai, Sérgio Buarque, é um dos pontos mais surpreendentes e inusitados do documentário.

Soma-se a esta mesma história a popularização da música "A banda", cantada por crianças na Alemanha, que conheceram a música por meio de seu irmão alemão, que Chico não conheceu. A história toda é um barato! Tudo mais só mesmo assistindo ao filme.

Mais sobre Chico Buaque e Vinícius de Moraes de nos links do sitehttp://www.cadhucardoso.com/index.php?

pg=public&list=1&id=508
e http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=133

Foto(s) relacionada(s):   A genialidade de Chico Buarque é documentada nos cinemas    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar