PUBLICAÇÕES

Livro resgata a história política do Brasil por meio da música e por ironias


     



Corrupção, escândalos, falta de representatividade. Não é à toa que as pessoas se sentem afastadas da política. Segundo uma pesquisa encomendada pelo Senado Federal em 2011, apenas dois em cada dez brasileiros declaram ter um interesse "alto" pelo tema. Mas a verdade é que não é só em Brasília que mora a política. Nem só nos partidos, eleições e programas eleitorais. (assista ao vídeo do Ultraje a Rigor)

O título do livro "Quem foi que inventou o Brasil?",do jornalista Franklin Martins, faz referência a uma marchinha de Lamartine Babo. Na música, a resposta a essa pergunta se refere às origens do povo brasileiro – os portugueses, os indígenas e os africanos. Franklin afirma que essa capacidade de documentar fatos históricos por meio das músicas é algo que diferencia a produção brasileira, que é constante, permanente. “Geralmente nos outros países essa relação é intensa nos momentos de grandes conflitos políticos, de guerras, traumas sociais. Superado aquele momento, a produção de música sobre política cai, porque um dos dois lados vence e reprime o outro”, destacou Franklin à TV Brasil.

Segundo ele, o costume dos brasileiros de fazer música satirizando os episódios nacionais vem desde os tempos do império. “Quando a família real veio para o Brasil, havia muitas modinhas gozando a família real, que vendia títulos de nobreza para fazer caixa e manter-se por aqui.”

     

O escritor relata uma mudança muito significativa, ao longo dos anos, nos gêneros musicais que falam de política no Brasil. No fim dos anos 70, o rock aparece com muita força e se mantém até início dos anos 90, quando o rap, o funk, o samba-rap e o reggae passam a predominar como gêneros que abordam política. Esses últimos trazem o que Franklin chama de bronca social, ou seja, as reivindicações da periferia. “Eu não tinha ideia da intensidade do preconceito, da bronca social existente na sociedade contra a injustiça, a opressão, a falta de oportunidade, o racismo, a opressão policial dirigida contra o preto, o pobre e a prostituta”, afirmou. Jornalista político, Franklin trabalhou na Rede Globo e começou sua pesquisa sobre a relação entre política e música no Brasil em 1997.

Veja também http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=533

Foto(s) relacionada(s):   Brasileiros são vistos como Palhaços pelos Políticos    


Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar