PUBLICAÇÕES

Matemática e música caminham lado a lado sempre






Mais música, maestro! E mais matemática, professor! Certamente, aulas ilustradas de matemática e música poderiam mudar a impressão que os estudantes em geral têm da ciência dos números e formas. Mas haveria de fato algo comum entre a matemática e a música? A resposta é surpreendentemente positiva. Independentemente do tipo ou estilo musical (e podem considerar as músicas de carnaval sim, sem dúvida!), música e matemática utilizam-se da abstração e da imaginação, bem como de objetos primordiais, seja o tempo musical ou o som em contraposição ao número. Música e matemática caminham lado a lado. Veja o vídeo com Raul Seixas, acima.

Curiosamente, ambas empregam termos em comum, como estética, organização, perfeição e rigor. Buscam a harmonia, o equilíbrio e a simplicidade. São consideradas linguagens. E podemos observar que anseiam pela busca de padrões.



Matemática é fácil de definir: infelizmente para alguns é a parte mais chata que se ensina na escola. Aqueles que sabem um pouquinho são exageradamente reconhecidos como bons estudantes.... Mas o que é música? É uma arte extremamente poderosa, capaz de nos emocionar, refletir, sonhar... Sempre há aquela canção especial, para aquele determinando momento ímpar em nossas vidas. Normalmente a música pode ser definida como uma combinação de sons e silêncios. O som é resultado de oscilações muito rápidas do ar. Estas são formadas por compressão e rarefação, sendo que as moléculas do ar se comprimem ou rarefazem rapidamente, numa determinada freqüência. O ouvido é um tipo de detector que capta estas mudanças.

Mais Raul Seixas nos links http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=241

http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=423

http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=128

Foto(s) relacionada(s):   As canções são frutos dos números das notas musicais    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar