PUBLICAÇÕES

Caásia Eller - Lembrada eternamente




      O excelente cine-documentário da saudosa Cássia Eller faz a gente querer cantar o tempo todo, dentro do cinema, músicas interpretadas por ela de forma única como "Malandragem", (Frejat e Cazuza) "`Por enquanto" e "1º de julho", ambas de Renato Russo. No documentário sobre a cantora, morta em 2001, estão a história de sua carreira, desde o início, depoimentos de pessoas marcantes e influentes em sua vida, como sua companheira Eugênia, seu filho Chicão, (assista ao vídeo com a música de Renato Russo em homenagem a ele), hoje com 20 anos, os cantores Nando Reis, Oswaldo Montenegro, Zélia Duncan bem como produtores importantes em seus trabalhos.


    
      O documentário mostra também imagens dela exibindo os seios, para surpresa de todo, no Carnaval de Salvador. É hilária a historia relatada no filme. Como também a muito divertida e relevante preferência, contada por ela, de seu filho por Marisa Monte. "A senhora só grita", disse ele para ela. "Refleti, concordei e evoluí musicalmente, completou ela. É possível assistir, além disso, o histórico show que realizou no Rock in Rio, no ano de sua morte, show esse que presenciei. O documentário relembra também cenas ocorridas na mesma noite no Festival, como aquela em que invadiu o palco durante o show do grupo Foo Fighters, para entregar um bolo de aniversário a David Grohl. Isso, após interpretar de forma empolgante "Smells like teen spirt", clássico da banda da qual David foi batera Nirvana).

     
      Em suma: Cássia pautou e pontuou a interpretação de suas canções, em diversos estilos. Dona de uma poderosa voz e uma de inquietude constante e verdadeira no palco, a cantora usava esse estilo para superar a timidez. Tornou-se uma intérprete que agradava gente de todos os níveis sociais. Marcou a década de 1990 (em 2001 fez cerca de 100 shows em 7 meses) e foi alçada ao posto dos grandes nomes da música brasileira (com razão) mas infelizmente nos deixou e chocou o país com sua morte precoce. O documentário sobre a cantora carioca mostra a mãe, a mulher que levou a sua vida pessoal rompendo várias barreiras. Fica um belo exemplo de coragem, inegável valor artístico e uma grande saudade.

Foto(s) relacionada(s):   Cássia Eller fez os anos 90 serem mais bacanas    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar