PUBLICAÇÕES

O que torna uma música um hit de verão?


Por Júlia Antunes Lorenço e Cadhu Cardoso





      É tocar aquela música para você lembrar como foi feliz ou não num verão distante. Talvez você nem goste do cantor Latino, mas é certo que o hit "Festa no AP" lhe traz boas recordações. O que dizer do single "Canto da Cidade", de Daniela Mercury? Axé pode não ser a sua praia, a música, porém, fez parte de todos os seus dias passados à beira mar entre 1992 e 1993.

      Para Pedro Leite, radialista, os hits de verão trazem sentimentos do tipo: "trabalhei o ano inteiro e agora vou ser feliz". Não precisa ser fã do cantor, nem do ritmo. Basta a música ser alegre e para cima.

      — Não importa o bom ou mau gosto. As pessoas estão mais felizes e com o sentimento de que vão se entorpecer com coisas boas e a música é uma maneira de fazer isso. Aí, vem a dança do créu e etc (assista ao irônico vídeo)!.

      Antes, as gravadoras tinham papel determinante nos hits que embalavam as noites e os dias quentes. Leite explica que elas escolhiam a música mais comercial do álbum, lançavam para as rádios, que "massacravam" o single. Para ele, com a internet e MP3 o cenário mudou. O ouvinte participa mais desta escolha. — O carioca tem muito dessa leveza da estação mais quente e faz a música virar um sucesso nacional — observa.

      A dupla Claudinho & Bochecha também emplacou hits de verão, além do cantor Latino, MC Serginho, MC Leozinho e outros. Colunista da Contracapa do Caderno de Veriedades do DC, o jornalista Marcos Espíndola ironiza: " Se não tem hit do Latino, não tem verão!".

      Para ele, as músicas que estouram durante a temporada são estimulantes. Algumas trazem letras irreverentes e até mesmo conteúdos sexuais, como funks, que também costumam tocar com frequência no verão.

     Além disso, para um hit pegar ele precisa grudar na cabeça. Para isso, o refrão precisa ser fácil. Aí é que pega.

— Alguns artistas testam a música com crianças, para ver se elas irão cantar. Se isso acontecer, pode apostar que ela vai pegar — afirma. As pessoas se reúnem e bebem, ouvindo uma música, que estavam bolando ou compondo durante o ano inteiro.

      No verão de 2011, a musica "A VIOLA DO LÚ" - HARMONIA DO SAMBA (assistam ao vídeo) é uma das grandes apostas. Preparem-se!



Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar