PUBLICAÇÕES

A Globalização da Música na opinião do jornalista Thiago Augusto


     
      Com a invenção da internet, a troca de informações ficou muito mais rápida e ágil. Além disso, tornou-se possível a comunicação entre pessoas nos quatro cantos do mundo. Com o avanço dessa tecnologia, usuários começaram a consumir músicas, cultura, notícias de outros países. Entretanto, o surgimento desse mecanismo também despertou a atração de muitos para procurar algo diferente.

          Essa evolução abriu um espaço ótimo para as bandas aparecerem para o mundo todo e ganhando cada vez mais sucesso. Com o surgimento do canal Youtube, ficou ainda mais fácil para os artistas mostrarem seu trabalho para qualquer um.

                                              Cifras

      Contudo, junto com essas facilidades, veio um problema: a troca de arquivos. Muitas bandas, entre elas o Metallica, organizaram protestos contra esse tipo de troca, que posteriormente foi considerado como pirataria, pois suas canções eram trocadas entre usuários do mundo todo. Quando a pessoa tinha o arquivo em seu computador, ela grava a canção em um cd e podia ouvir em todo lugar que tivesse um tocador. Isso causou revolta no mundo artístico, principalmente nas gravadoras, que pararam de arrecadar muito dinheiro com a venda dos discos.

                    Globalização da Música Meios Para um Fim

     
      Porém, algumas bandas conseguiram utilizar essas facilidades para obter grande sucesso e conseguir ganhar dinheiro possibilitando o download de suas músicas na internet sem obrigar a pessoa a pagar nada. Um bom exemplo disso é a banda norte americana de rock alternativo chamado Ok Go. Eles começaram a fazer sucesso em 2006, quando colocaram na internet um vídeo da música Here It Comes Again enquanto eles dançavam em cima de esteiras elétricas. O clipe fez grande sucesso, colocando a banda em capas de revistas. Com isso, conseguiram fazer shows em vários países. Outros artistas também descobriram uma maneira de aproveitar a internet. Um bom exemplo disso é a banda inglesa Radiohead, que possibilitou em seu site oficial o download de suas músicas. O seu último cd, cujo título é In Rainbows, lançado em 2007, foi totalmente disponibilizado na internet e o usuário podia escolher pagar o preço que quiser para baixar as faixas.

                 Letras Bandas Brasileiras

          Algumas bandas brasileiras também aproveitaram a internet para divulgarem seus trabalhos e conseguirem fama no mundo música. O curioso é que as duas bandas que mais fizeram sucesso fora do país não são tão conhecidas aqui. Uma delas se chama Bonde do Rolê, quarteto que mistura vários estilos musicais, como rock e forró, com batidas do funk carioca. Geralmente, as letras de suas canções abordam assuntos estranhos. Outra banda é a Cansei de Ser Sexy. Formada em 2003, em São Paulo, o grupo mistura rock com música eletrônica. Apesar de fazer shows em eventos brasileiros importantes da época, como o Tim Festival, eles ficaram mais conhecidos no exterior, mais precisamente na Europa, continente onde é realizado a maioria dos seus shows.

Foto(s) relacionada(s):   Intenet e Música: Parceria indissociável e globalização    


Classificação: Bom


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar