PUBLICAÇÕES

É samba na veia, é Candeia: o saudoso sambista é relembrado em uma peça do nível de seu samba


     
     
Fotos: Publicação


  O musical É samba na veia, é Candeia", de autoria Eduardo Rieche, sobre a vida do sambista Antônio Candeia Filho (1935-1978) que se tornou um dos maiores ícones do samba carioca é merecedor dos inúmeros elogios que recebeu da crítica.

A montagem do musical que completa um ano em cartaz no próximo dia 01 de outubro e que vi no final de semana de 25/09 no belo, confortável e espaçoso Teatro Raul Cortez, projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e que contou com a presença de um público de razoável para bom, descreve em detalhes a vida do sambista, apaixonado pela Escola de Samba Portela, escola a que pertenceu por muitos anos. Candeia faleceu com apenas 42 anos de idade.

  Porém, o pouco tempo que teve de vida foi suficiente para deixar eternizada uma obra vasta com composições como "Último bloco", "Pintura sem arte","Cabocla Jurema", "O mar serenou" (assistam ao vídeo do youtube), sucesso na voz da famosa Clara Nunes e tantas outras canções inesquecíveis da história do nosso samba.

   O tempo vivido deixou também outras marcar indeléveis. Uma delas foi o ensinamento passado ao consagrado sambista Arlindo Cruz, que o conheceu e com quem aprendeu muito de samba, ajudando a fortalecer este esilo musical genuinamente brasileiro.
     
     O elenco formado por Jorge Maya, Patrícia Costa, Édio Nunes, Érika Ferreira, Sérgio Ricardo Loureiro, Níva Magno é acompanhado por um time de músicos que não só mantém o elevado nível do espetáculo como valoriza a qualidade do musical, deixando transparecer o quanto os músicos do grupo admiram e curtem toda a encenação.

     Encenação esta que consegue transpor, por meio do talento e da competência dos artistas do elenco, muito da inspiração, do cotidiano, do sofrimento e da personalidade do compositor carioca.

   "Mas aliadas à riqueza de suas criações estão as histórias de sua vida, igualmente marcantes" declarou o autor do musical, Eduardo Rieche. O musical é um primor não só por seu conteúdo mas também pela interatividade com o público e a forma como é contada.

     Em suma, pode se dizer que o elenco brilha ao conseguir pegar emprestada a história e adaptá-la ao palco e nos faz ter ainda mais saudade da música e de Candeia.

Foto(s) relacionada(s):   Musical: É samba na veia, é Candeia    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar