PUBLICAÇÕES

Lobão faz belo show no Rio e revive o passado


Após mais de sete anos criticando e vociferando contra os jabás das rádios e sendo um defensor inconteste da cena independente, Lobão retornou ao mainstream com o Acústico MTV, trabalho de forte apelo comercial lançado em cd, Dvd e no novo Formato Cd zero. Ao desenvolver o novo trabalho junto com uma grande gravadora, Sony/BMG, o músico interrompe os contínuos e incessantes comentários feitos contra a Indústria da Música.

Sem mais delongas, o polêmico artista cumprimentou o público e abriu o show que fez no último sábado no Vivo Rio com “El desdichado”, homenagem ao amigo Alcir Explosão, mestre de bateria que foi assassinado após se envolver com o tráfico. Lobão declarou que fez questão de iniciar com esta música por ser não apenas uma homenagem ao grande parceiro, mas também por muito se identificar com a letra que diz “Eu sou a contramão da contradição, que se entrega a qualquer-Deus-novo embrião”.

Em seu novo projeto, “o velho Lobo” toca acompanhado pelos ótimos Daniel Martins no contra-baixo, Roberto Pólo nos teclados, Pedro Garcia nos tambores e Lúcer no violão e vocais. O formato do show acústico inclui acordeões, muitos violões, violas caipiras, tambores e uma orquestra de cordas com cinco músicos que contribuem para dar uma nova roupagem a canções não tão famosas na carreira do cantor como “ Ronaldo foi pra guerra” e "O mistério" (uma balada feita há mais de trinta anos com Lulu Santos e Ritchie), ainda na época do Vímana, banda de rock da qual fez parte nos anos 70 com os referidos artistas

Os grandes Hits radiofônicos da década de 80, como "Canos silenciosos", "Rádio blá", "Noite e dia", "Me chama", “Decadance avec elegance” e “Esta noite não” e outras mais novas como “Vou te levar” também compuseram o repertório e agitaram os numerosos fãs como a atriz Débora Secco e seu namorado, o jogador Roger.

A habitual ironia de Lobão esteve presente em diversos momentos. Em um deles, comentou que durante a turnê do novo álbum seria tão exigente quanto o músico baiano João Gilberto, em relação à refrigeração, acústica e silêncio da platéia durante o espetáculo. Arrancou risos e pedidos de mais sucessos como “Vida bandida” que ficou de fora, segundo o cantor, por não se enquadrar no perfil definido para o álbum. Não satisfeito com seus deboches, fez questão de declarar que gostaria de ver “Pra onde você vai” ser gravada por Roberto Carlos por se tratar de uma verdadeira música “dor de corno”.

Sempre disposto a explicar e contar a criação de cada música presente no show, relatou que resolveu musicar “Quente” após receber de um ex-integrante da Gang 90 a letra escrita pelo falecido e performático líder do grupo, Júlio Barroso. E Disse: “Gostei tanto da letra que fiz questão de compor a melodia”. Na apresentação, a canção foi tocada por todos do grupo junto com uma pequena orquestra de cordas com 5 integrantes. Foi um belo momento, pois se viu o preparo e a técnica apurada dos músicos no palco. O cuidado nos arranjos, nos acordes, o desembaraço do roqueiro com a platéia, que esteve em bom número na casa de shows no Aterro do Flamengo, e toda a consistência presente em músicas que foram bem trabalhadas para dar um peso maior do que pode ser visto em um acústico, enriqueceram o espetáculo e representaram de forma talentosa o encerramento de um ciclo da vida artística, conforme disse o eterno rebelde.

Ao final, Lobão convidou a todos para um grande baile ao som de “Corações Psicodélicos”. Foi prontamente atendido e, junto com o grupo, levou no Bis a melodiosa e romântica “Revanche”.

Embora esteja sendo lançado após tantas controvérsias e disputas com o Mercado Fonográfico, pode-se afirmar que o trabalho é bom e de primeira. O show tem um cenário discreto e os músicos estão bem alinhados, possibilitando um boa disposição no palco e uma boa audição por parte do público.

O fato é saber se ainda há chance de ele recuperar todo o tempo e credibilidade maculada durante os anos e reconquistar os fãs que se disinteressaram pela música do artista após tantas celeumas. Próximo a completar 50 anos, Lobão parece menos arredio, menos rebelde e mais proposto a continuar a usar sua língua afiada, porém a usá-la na hora certa.
Mas, como diz o título de uma famosa música sua: Que seja “Por tudo que for”.

Set list

El desdichado
Essa noite não
Decadence avec elegance
Bambino
Robô, Roboa
Vou te levar
Quente
Chorando no campo
Noite e dia
Me chama
Você e a noite escura
A queda
A vida é doce
Pra onde vc vai
O mistério
Canos silenciosos
Ronaldo foi pra guerra
Samaba da caixa preta
Rádio Blá
Corações Psicodélicos

Bis
Revanche

Fotos na não liberadas



Classificação: Bom


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar