PUBLICAÇÕES

Anna Luisa reprocessa ritmos brasileiros


                     Segundo CD da cantora tem participação de Edu Lobo

Por Beto Feitosa

Dois anos depois de chamar atenção por seu trabalho de estréia, a cantora Anna Luisa apresenta seu segundo CD. Girando nasce cheio de vigor pelo recém criado selo do Centro Cultural Carioca, que ganha distribuição da Universal Music.

Trilhando caminho semelhante ao explorado por Roberta Sá, Anna Luisa soma qualidades na belíssima voz, delicada quando necessário e presente quando a música pede. Ela canta com graça um repertório muito bem escolhido e preparado com arranjos que vestem muito bem a cantora. A comparação com a colega potiguar é válida pelo clima jovial que renova a música brasileira. Mas, apesar das saudáveis semelhanças, cada uma com características e traços próprios. Discreta nos créditos, Roberta está no disco em alguns vocais.

Com delicadezas artesanais Anna Luisa costura ritmos brasileiros, processando em linguagem contemporânea riquezas regionais. Tudo muito agradável e bonito, soando à vontade e natural. Anna Luisa não é cantora forjada com planos e estratégias. Sua interpretação é natural, honesta com a música que faz. Por isso se sai bem.

Bebendo nas cores dos anos 70 pré-disco, Anna retoma com muita graça Os pingo da chuva, delícia dos Novos Baianos que ganha participação do baixista Dadi, membro do grupo. A cantora vasculha um lado B de Erasmo e Roberto Carlos, a forte Cachaça mecânica. Ainda entre os mestres, apresenta uma graciosa releitura do clássico No cordão da saideira, que somou em um dueto a voz de seu autor, o compositor Edu Lobo.

     
Para sintetizar essa globalização de diversos países dentro de um mesmo Brasil, Anna capricha em uma releitura de Parabolicamará, de Gilberto Gil. Alternando entre a leveza e o peso em uma mesma música a cantora dá pista de suas possibilidades e intenções. Entre a jangada e a internet, navegar é preciso. Saudável desde que seja atento e aberto para juntar as diferenças em uma mesma célula.

Entre os talentos contemporâneos, Anna recolhe o Baião digital de Rodrigo Maranhão. Sua voz aqui cresce e casa com a guitarra de Fernando Caneca sob base rítmica da percussão de Tiago Magalhães e Adriano Sampaio, integrantes do Rio Maracatu. Luiz Gonzaga e rock and roll em uma mistura tropicalista carioquíssima.

Anna Luisa também compõe, e traz delícias de sua própria safra como Bailarina do mar, irresistível em sua simplicidade. A cantora ainda assina parcerias com Edu Krieger (Seu moço), Emerson Mordhine (Folguedo) e com o guitarrista Rodrigo Vidal (Pedido ao tempo), produtor de seus dois primeiros CDs.

Ela não está atrás do exotismo da world music tipo exportação, seu trabalho se faz universal por valorizar o regional. Com conhecimento de causa e intimidade com os ritmos, Anna Luisa faz parte de uma geração de jovens artistas que resgatam e atualizam valores da música brasileira. Olhando o passado e reprocessando em cores atualizadas, Anna Luisa traz oxigênio vital em sua música. Tem frescor, inteligência e muito talento. Vai muito além das boas intenções.


Link da cantora no Festival Humaitá Pra Peixe:

http://2009.humaitaprapeixe.com.br/programacao/badenpowell/annaluisa/


http://2009.humaitaprapeixe.com.br/index.phphttp://2009.humaitaprapeixe.com.br/programacao/badenpowell/annaluisa/


Foto(s) relacionada(s):   Anna Luísa mostra o talento há tempos ansiado    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar