PUBLICAÇÕES

Mané Sagaz não pisa na bola e mostra que é o dono do pedaço


     
Segunda atração da noite de domingo (19/01) do Festival Humaitá Pra Peixe, a banda Mané Sagaz veio com todo pique e entusiamo. Eu, Cadhu Cardoso, assistia pela primeira vez esta inusitada junção que fazem da música de Jorge Ben Jor, Cartola, Zeca Pagodinho, Mundo Livre S.A e Black Sabath. Tudo isso misturado em uma só panela. E não é que fica uma qualidade de primeira?

No início do show, não entrei na onda da música que mostravam. Perguntei-me: Que diabo é isso? Mas depois, já na segunda música, “Cafuné”, saquei o que pretendiam e me deixei levar pelo samba-rock, misturado com forró, marchinhas de carnaval, samba de breque, funk e até metal. O propósito era um só: Provar que o que é bom pode se misturar mesmo separado. Se é que me entendem!

Liderados pelo performático Marcos Bassini (compositor e vocalista) e com Euler Costa e Paulo Afonso nas guitarras, além de Alexandre Berradeli no baixo, Carlos Sales na bateria e Bribo junto com Diogo na percussão, os malandros cariocas (no bom sentido) conseguem proezas. Até mesmo tocar clássicos do samba como “Tiro ao Álváro “, do falecido compositor paulista Adoniram Barbosa que, segundo eles, os inspirou a fazer esta miscelânia de ritmos. O mais incrível, é que conseguem manter uma característica própria. A música “Madame Satã” provou exatamente isso.

Esta característica pode ser sintetizada da seguinte maneira: bom humor, competência musical (não é fácil fazer o som quem fazem de uma forma tão frenética e bem feita) e naturalidade. Antes de cada petardo, Marcos fazia questão de contar por que as músicas escolhidas integravam parte do show neste lançamento do primeiro cd. E não é que aquilo a que se propuseram é atingido perfeitamete? E faz sentido: pois se todos os caminhos levam a Roma, todos os estilos musicais que tocam fazem com que seja gerada uma sinergia, equivalente à ideia de que a soma de 2+2 é igual a 5. Se é que me ententem, mais uma vez! (risos)

Site oficial da banda: http://www.manesagaz.com.br/

Foto(s) relacionada(s):   Mané Sagaz mostra que é bom de briga e bom de show    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar