PUBLICAÇÕES

DNA da banda norte-americana Wilco em seu novo trabalho


Por: Leonardo Sales




     
Assim como o blues e o jazz, é impossível não associar o estilo country à cultura norte-americana, bem solidificada entre nós desde os primeiros Westerns que por aqui chegaram à cavalo com suas mocinhas inocentes e vilões eternamente Wanted. No entanto, foi no fim dos anos 60, apogeu da música como manifestação política, que surgiram bandas com atitude rock e influência country, cujos expoentes foram representados por Gram Parsons e Neil Young.

Após um período de baixa no cenário mundial, arregimentado pelo sucesso estrondoso das bandas new wave e o do movimento pós-punk, em meiados da década de 80, o gênero conheceu um novo sopro de vida com a banda Uncle Tupelo. E foram eles que inauguraram o estilo que influenciaria inúmeras bandas do período 80/90, o Alt Country. A banda chegou a lançar quatro álbuns mas se desfez em 2003, dando origem a duas novas bandas, o Son Volt e o Wilco, formado pelo vocalista e guitarrista Jeff Tweed e outros integrantes do Uncle.

O primeiro trabalho da banda, "A.M" , de 1995, foi de certa forma uma continuidade do trabalho de Tweed no Uncle Tupelo. A sonoridade do disco permitia uma fácil identificação com os trabalhos anteriores dos músicos, o que contribuiu para a rápida assimilação pelos fans e o conseqüente sucesso de vendas.

Já com espaço conquistado no meio artístico alternativo o Wilco se reúne no ano seguinte para a gravação de um disco que começa a dar largos passos para além da fronteira do Alt Country. O aclamado "Being There" visitou do rock psicodélico à R&B. O resultado foi um álbum com belíssimas melodias.

Visitem: http://obizu.wordpress.com/



Foto(s) relacionada(s):   Banda norte-americana Wilco e seu novo cd    


Classificação: Bom


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar