PUBLICAÇÕES

Um País sem igual


               
  Desta vez, os comentários não se referem a shows de nenhuma banda ou a nenhum artista específico. O show é deste País chamado Brasil e da Nossa Mãe Natureza.

  Acabo de chegar de Sergipe. Passei os últimos dias do ano na bela Aracajú. Entre os lugares em que estive pelo Nordeste, destaco a Fantástica Praia de Mangue Seco (Bahia), a Foz do Rio São-Francisco (Alagoas) e também o extraordinário Canion/Xingó.

  O Rio São Francisco, como todos sabem, terá uma parte de seu leito transposto para irrigar áreas necessitadas. Esta medida no entanto não tem o aval da população e de especialistas no assunto. Foi o que constatei lá, em conversas e bate-papos.

Carinhosamente chamado de Velho Chico, ele tem 2.800 km de extensão e corta 5 Estados Brasileiros. Nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passa por Bahia, Sergipe, Pernambuco e termina em Alagoas. É o maior rio genuinamente brasileiro. O Rio Amazonas é mais extenso, só que não nasce em território brasileiro.

Abaixo, algumas fotos desta inesquecível viagem pela Costa e pelo interior deste incrível Brasil!

          

O rio está dividido em 4 partes: Baixo São Franscisco (onde estive e tirei as fotos), sub-médio São Francisco, médio São Francisco e alto São Francisco). Boa parte do rio não é navegável, devido à força de suas correntezas.

          
          
Um pouco da grandeza do Velho Chicão está contida no Poema: CANTO VERDE de Luiz Alberto Machado

Convém lembrar a vida para os olhos de todas as manhãs.

Convém lembrar a terra onde pisam os pés de todas as cores, raças e crenças;

O rio de todas as canoas, de todos os peixes, de todas as cachoeiras
que assobiam prá gente um outro sentido de vida.

Convém lembrar do sopro de todos os ventos, das matas de todas as flores, do quintal de todas as infâncias, de todas as várzeas, todos os campos, todas as selvas, dos bichos, de todas as feras e mansas; das águas de todos os mares, todos os brejos, lagos e lagoas..

Convém lembrar, acima de tudo, O DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER!!!!!

Reunião. Recife: Bagaço, 1992.


Por fim, uma foto do paraíso chamado Mangue Seco - local onde foi gravada a novela Tieta, baseada na obra do Imortal Jorge Amado






Foto(s) relacionada(s):   Belo Nordeste Brasileiro    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar