PUBLICAÇÕES

A música brasileira na sua essência e na sua raiz


     
     Pixinguinha e a a boa música brasileira na sua raiz
O legado deixado por aqueles que foi um dos maiores nome da nossa música

     Em 27 de abril de 1897, nasceu o homem que deixou a o país mais rico. Mais rico não monetariamente, porém mais rico em um dos maiores patrimônios que dispomos: a Música.
     
     Transitando entre o choro, a salsa e o samba deixou um legado de belas canções como “Rosa”, “Solidão” e “Lamentos”.. Este carioca de origem humilde nos deixou em 1973, aos 75 anos. Seu talento na flauta e no saxofone eram primorosos.
     
     Além disso, Pixinguinha foi um dos grande compositores da hisória da MPB e tornou-se fundamental para que o Choro, depois chamado de chorinho, encontrasse a sua forma musical definitiva e marcante que consagrou o gênero.

      É dele com o falecido Braguinha o clássico “Carinhoso” de 1917. Lembrada até hoje, a canção, é tocada e ouvida por diferentes gerações. As casas de shows da Lapa são um exemplo disso.  No vídeo abaixo youtube, está a canção que é interpretada pela magnífica Marisa Monte, ao lado do grande Paulinho da Viola.

      O dia nacional do choro, estilo refinado do samba, tão apreciado e hoje tão badalado pelos mais jovens é comemorado no da 23 de abril.
Isso ocorre desde o ano 2000, por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e de seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello, que tanto se esforçaram para que a data de nascimento de Pixinguinha se tornasse o dia nacional do choro. Isso foi possível graças a uma lei Estadual.

     Mestre Pixinguinha faleceu na sua cidade de origem, o Rio de Janeiro, quando se preparava para ser padrinho de um batizado. Realmente, ele se foi em um lugar apropriado pois estava acompanhado de outros Mestres.

Para saber mais, visite: www.pixinguinha.com.br



Foto(s) relacionada(s):   Pixinguinha, um ícone da música brasileira    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar