PUBLICAÇÕES

Como a música que toca na loja influencia suas compras


     

      Estudos científicos apontam que a música ambiente altera o padrão de consumo. A princípio, eu descordo. Quando a pessoa quer comprar algo, ela vai lá e compra. É claro que com limites. Assista ao vídeo. Compraria assim mesmo?

      Mas, após "fazer uma extensa pesquisa e receber comentários" de funcionários e clientes, a ótima rede de lojas de departamento britânica Marks and Spencer (M&S) anunciou que não terá mais qualquer tipo de música ambiente em suas unidades.

      A medida levanta algumas questões: por que estabelecimentos comerciais tocam música? E como isso afeta nossa mente? Estudos já mostraram que esse tipo de som, conhecido popularmente como "música de elevador", altera nossos padrões de compra.

  
     .


      Estabelecimentos utilizam esse recurso "para aumentar as vendas", diz Adrian North, professor de Psicologia da Música da Universidade Curtin, em Perth, na Austrália.

      Uma pesquisa realizada por North em um restaurante inglês indicou, por exemplo, que os clientes gastaram em média 2 libras a mais por pessoa quando escutaram música clássica em vez de pop. E no Brasil?

      Outro experimento feito por ele apontou que as percepções de sabor também são alteradas. Canções "suaves" fizeram com que pessoas avaliassem um vinho como "suave". E um som mais "intenso" fez com que o vinho fosse classificado como... "intenso".

      Estaria, então, a rede britânica ignorando um recurso capaz de manipular os consumidores? Pelo Brasil, acredito que essa pesquisa não tem valor. Mas cada um tem sua opinião. Concorda?

Foto(s) relacionada(s):   Como a música influencia na compra das pessoas    


Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar