PUBLICAÇÕES

Perda do genial Prince empobrece a cena musical


     

      A morte de Prince nesta quinta, 21/04/2016, nos EUA, aos 57 anos, já foi bastante comentada. Entretanto, o que se importa é se ater ao que produziu e deixou de legado. Considerado um ícone incontestável da música pop, Prince lançou 39 discos, em uma carreira que durou mais de 35 anos. Além da influência musical, ele estrelou o filme Purple Rain, de 1984, vastamente aclamado e considerado um dos melhores longas musicais de todos os tempos (e rendeu a ele um Oscar de Melhor Canção Original). Prince entrou no Hall da Fama do Rock and Roll em 2004. Além de ótimo cantor, letrista, multi-instrumentista, ator, o cara era inventivo e genial.



     Junto com Michael Jackson e Madonna, dominou o mundo na década de 80. Perfeccionista, recluso, às vezes babaca e temperamental, o chamado baixinho genial de Mineápolis era um sujeito temperamental e complexo. O fato é que poucos artistas definiram e redefiniram o pop, o rock, o R&B, o soul e quase todo gênero musical imaginável como Prince. Ele lançou seu disco de estreia em 1978 e se envolveu em diversas controvérsias. Uma delas foi se apresentando como um rebelde andrógino em capas de discos e em letras e desafiando ideias musicais como" 1999", "Purple Rain", "Kiss me", "When doves cry!,"Nothing compares to u" (sim, a música é dele, assista ao vídeo no show do Rio no cadhucardoso.com), a trilha completa do 1º filme da série Batman e muitas outras, que colocaram meio mundo para dançar, influenciando diversos artistas, que tanto brilham e fazem sucesso nos dias atuais. Lady Gaga e John Mayer foram alguns dele (assista ao vídeo e veja o cover de uma das suas canções).

     

      Quatro discos do Prince chegaram ao topo das paradas nos Estados Unidos e 20 dos discos de Prince venderam pelo menos meio milhão de cópias. Em toda sua trajetória foram mais de 100 milhões. Nem sempre só número quer dizer alguma coisa. Mas no caso de Prince, quer dizer sim. Tive a chance de assistir a um de seus 2 únicos shows no Rock in Rio 2. no longínquo ano de 1991. Na época, estava com 14 anos, e já curtia a genialidade do som de Prince mesclando com qualidade diversos estilos musicais com o pop/b e as interpretações viscerais e sinceras de suas canções. Prince se foi cedo mas fortalece o ditado "Todo louco vive pouco e o pouco que vive, vive louco". Que pena!



      Madonna é mesmo Pop? Veja no no link http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=174 e Michael Jackson no http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=229

Foto(s) relacionada(s):   Prince marca sua época e deixa um legado indelével    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar