PUBLICAÇÕES

NÃO CORRAM: A POLÍCIA VEM AÍ, EM DEZEMBRO!


           
     
       No próximo dia 08/12, o grupo Britânico The Police faz sua aguardada apresentação em terras brasileiras da turnê pela América do Sul que inclui também, Chile e Argentina e que marca o retorno do trio aos palcos.

     O The Police começou sua história em 1976, em Londres. Tinha em sua formação o fantástico baterista americano Stewart Copeland, o guitarrista Andy Summers e Sting, baixista e líder da banda. Sting tocava contrabaixo em um modesto grupo de jazz, antes da formação da banda. Gordon Sumner, mais conhecido como Sting, se apresentava nos pubs londrinos com sua banda de jazz-rock "Last Exit". Uma dessas suas performances foi vista por Stewart Copeland, baterista de um grupo chamado "Curved Air". Ele imediatamente se interessou pelo estilo e técnica do músico. Influenciados pelo reggae, new wave e pelo punk, os músicos se uniram com o propósito de fazer boa música, de acordo com suas influências musicais.

     O primeiro EP, "Fall Out", foi lançado por um selo independente que era, na verdade, comandado por Copeland e seu irmão Miles, que acabou virando empresário do trio. O grupo fez uma turnê inusitada, tocando em países que não integravam a rota de shows dos artistas como Índia, Egito e Grécia. Antes de gravarem o terceiro álbum, "Zenyatta Mondatta", a banda lançou em 1980, o EP "Dont Stand So Close To Me", que foi número 1 no Reino Unido e alcançou grande sucesso na parada americana. O Police se tornou, assim, uma das maiores bandas do mundo e marcou a década de 80.

     Em 1981, o The Police alcançou sucesso mundial com o hit "De Do Do Do, De Da Da Da" faturando 3 Grammys. Nesta mesma festa, só que na sua 49ª versão ocorrida em, 11 de fevereiro deste ano, em Los Angeles, Sting, Copeland e Andy se apresentaram e comemoraram os 30 anos da formação da banda e marcaram o retorno do grupo aos palcos. A apresentação do The Police era uma das mais esperadas da noite. Cientes disso, seus músicos tocaram o clássico “Roxanne” e empolgaram a todos como era de se prever. Depois, o ano transcorreu e eles vêm empolgando fãs por todo o mundo.

     Em sua trajetória, o grupo teve como maior sucesso comercial o álbum "Synchronicity", lançado em 1983, e que liderou as paradas americanas e inglesas por 17 semanas. Seguiu-se então uma bem sucedida turnê de divulgação do disco. Logo após, o grupo se separou. Desde então, poucas foram as vezes em que o Police se apresentou.

      Os músicos ingleses se tornaram cultuados por todo o mundo. Sting,já em carreira solo, chegou a fazer um show em 1987, no dia seguinte à morte de seu pai, para mais de 100.000 pessoas no Maracanã, público imensamente maior que o da apresentação no início da década de 80, no Ginásio do Maracanãzinho, quando o The Police ainda era pouco conhecido em terras brasileiras.

     Donos de grandes sucessos como "Roxanne" e "Every Breath You Take" (abaixo, pode ser vista em uma gravação do no youtube de um show em 2003 ao lado Gwen Stefani (ex-No Doubt), John Mayer e Steven Tyler (Aerosmith) no RocknRoll Hall of Fame, em uma das poucas vezes em que estiveram juntos.

     O trio viveu a plenitude de sua carreira há muitos anos. Em razão disso, muitos críticos consideram esta volta como a volta dos mortos-vivos, por acharem que não é possível o grupo mostrar a mesma inventividade de antes e fazerem um turnê caça níquel. Mas, pelo talento, pelo valor dos músicos e pela importância que tiveram, eu prefiro esperar este show para tirar minhas conclusões.

      O trio recebeu recentemente o prêmio de turnê que mais vendeu ingressos e lucrou em 2007, na quarta cerimônia anual do Billboard Touring Awards. Pelo que eu pude acompanhar à distânca, nos shows da turnê européia, apesar de ficarem ainda mais ricos, os chamarem de mercenários me parece uma grande infâmia. Que chegue o Dia 08/12 para conferirmos isso ao vivo!



Foto: Divulgação



Foto(s) relacionada(s):   The Police    


Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar