PUBLICAÇÕES

A música do Parabéns para Você e seus e direitos autorais não existem


     



A origem da música remonta a 1893, quando as irmãs Mildred e Patty Smith Hill, educadoras de infância do Estado de Kentucky/EUA, escreveram a pauta de Happy ...



Ela é provavelmente a canção em inglês mais popular de sempre, a mais cantada. Seja na vida cotidiana – faça alguém aniversário - seja na ficção. Mas sabia que "Happy Birthday to You", o original de "Parabéns para Você", tinha até agora cobrança de direitos autorais?Direitos esses, que renderam anualmente cerca de 1,5 milhões de euros à Warner Chappell Music? Há dois anos uma realizadora opôs-se a este pagamento e levou o caso a tribunal, que agora decidiu que a canção é do domínio público e não existem direitos a serem cobrados.

Depois de anos de controvérsia, o Tribunal Federal de Los Angeles sentenciou: a editora Warner Chappell Music não tem documentação válida que justifique a posse dos direitos de autor da música que todos sabemos de cor.



Segundo o juiz George H King, os direitos originalmente registados pela Clayton F Summy Co em 1935 apenas se aplicam a um arranjo específico da música e não à melodia. A Clayton F Summy Co nunca adquiriu os direitos da letra da canção, defendeu o juiz para quem a defesa dos acusados foi “inverosímil e irracional”.

Foto(s) relacionada(s):   Não se ganha mais dinheiro com a famosa música    


Classificação: Bom


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar