PUBLICAÇÕES

Atenção mães: Estudo diz que o Hip Hop foi mais revolucionário do que os Beatles






Funk e Hip Hop são os estilos que dominam as paradas musicais nos dias de hoje. Seja aqui ou lá fora. Eles são os estilos musicais que atraem as novas gerações (geralmente, de 25 anos para baixo), agitam as massas e, de certa forma, mudam o comportamento da sociedade. Um estudo divulgado no Reino Unido está causando polêmica entre os fãs da banda mais conhecida do mundo, os Beatles. Isso porque o relatório final da análise aponta que o Hip Hop foi muito mais revolucionário nos Estados Unidos do que a famosa e inesquecível banda britânica.     



Baseados em acordes e no som, os estudiosos da Universidade Queen Mary e do Imperial College, ambos de Londres, chegaram á conclusão de que o rock dos Beatles já estava bem estabelecido nos EUA quando a banda começou a tocar no país, por volta de 1960. Já o rap teria "reinventado" a música durante a década de 1990 porque gerou transformações musicais nunca antes vistas. Eles analisaram canções de 1960 a 2010 e estudaram o impacto e o reflexo das músicas, atitudes e o visual de diversos artistas. Vai tudo do inovador e polêmico James Brown, passando pelo genial rapper universitário Tupac Amaru Shakur (foto assista aos vídeos),  e que tiveram suas mensagens deturpadas e culminando no Brasil, na minha opinião, no aparecimento de artistas de valores discutidos no mundo e no nosso País. A denominada pensadora contemporânea Valesca Popozuda (?)(foto) é uma delas.

O movimento Hip Hop e o funk. compreendidos como uma prática educativa de protesto e como movimento social são apenas exemplos, na história brasileira, que confrontam com com a concepção e o comportamento de jovem atual e com a verdadeira origem dos estilos.



Observando a construção dos movimentos Hip Hop, Fuhk e a atuação dos adolescentes que são membros deste grupo, vemos estes jovens como sujeitos ativos na construção da sociedade, se opondo às concepções que compreendem esta etapa da vida como um estado de turbulência, um momento de crise que antecede e prepara para entrada no mundo adulto.

O fato é que hoje, o mundo musical segue e faz dinheiro com os estilos mencionados acima, muitas vezes não é respeitado e sua essência fica destruída e esquecida. Seja no Brasil ou no exterior. Se o movimento funk é o teor ou o terror, na minha opinião, se o hip hop atual é a linguagem certa, só o tempo dirá.



Mais no http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=500

Foto(s) relacionada(s):   Atenção Mães: O Funk e o hip hop são o terror?    


Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar