PUBLICAÇÕES

BRASIL COM B MAIÚSCULO


       
     
      Jobim foi o mais notável compositor, cantor, arranjador, maestro e violonista nascido em terras brasileiras. Fez parte do seleto grupo que inventou a Bossa Nova. Pode ser, sem sombra de dúvidas, considerado um dos maiores e mais expoentes nomes de nossa música em todos os tempos.

      Projetou a imagem do Brasil por todo mundo de uma forma rica e exuberante, através de canções com letras profundas e com uma sofisticação musical incomparável. Foi uma exceção a afirmação do grande Nelson Rodrigues de que toda unanimidade é burra. Burrice é sim, é não gostar das canções deste gênio.

     Este carioca nasceu na Tijuca e se mudou para Ipanema, ainda bem novo com a família, é um dos nomes que melhor representam a nossa música. Sua técnica apurada o fez ser o precursor da técnica chamada dodecafônica no Brasil.

     Em 1963, compôs, com o poeta Vinícius de Moraes, um de seus maiores sucessos e a música brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema". Nos anos de 1962 e 1963 assombrou crítica e público com a quantidade de obras de uma magnitude impressionante que se tornariam verdadeiros "clássicos". "Samba do Avião", "Ela é Carioca" (com Vinícius de Moraes), "Só Danço Samba" ( também com Vinícius) e "Vivo Sonhando" foram alguns deles.

     O sucesso e a qualidade de suas músicas o levaram a brilhar fora do Brasil. Em 1967 viajou os Estados Unidos para gravar com um dos maiores mitos americanos, Frank Sinatra. O disco "Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim" incluiu versões em inglês de músicas de Tom Jobim "The Girl From Ipanema", "How Insensitive" e "Quiet Night of Quiet Stars").

     Tom Jobim cantava em suas músicas o grande amor que nutria pela Natureza e pelas mulheres. Seu nome por justiça e por pressão de artistas e escritores como João Ubaldo Ribeiro e da opinião pública fez com que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro passasse a se chamar Aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlos Jobim.

     É difícil escolher as músicas mais marcantes e significativas de Tom. "Lygia", "Eu sei que vou te amar", "Águas de março" e "Anos Dourados" (letra de Chico Buarque) certamente estão entre tantas nos mais de 50 discos dos quais participou, como intérprete, compositor ou arranjador. Em todos se viu algo inovador, especial, tocante extraordinário até o seu último CD, "Antônio Brasileiro", foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em 08 de dezembro, nos EUA.

Ainda não existem palavras que possam descrever o que Tom que significou para a música e para o Brasil. Contudo, o título dado por sua irmã, Helena Jobim à sua biografia "Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado" é perfeito e definitivo.
     
     



Foto(s) relacionada(s):    Tom Jobim    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar