PUBLICAÇÕES

15 anos sem Chico Science e sem sua genial inventividade



     

         
            No último dia 02 de fevereiro, fez 15 anos que Chico Science morreu precocemente em um acidente de carro. Chico nasceu em Olinda/Pernambuco em 1966. Deixou apenas dois álbuns, "Da Lama Ao Caos" (1994) e "Afrociberdelia" (1996), porém, sempre ligado ao movimento hip hop, o artista pernambucano foi responsável pelo entrosamento dos ritmos nordestinos com sonoridades ainda, na época, pouco conhecidas no Brasil.

      O garoto que cresceu no subúrbio de Recife era inquieto e dono de uma criatividade singular, rapidamente se tornou referência ao reinventar a música dentro da sua cultura sem perder suas raízes. Chico Science conquistou seu espaço graças a originalidade na mistura de ritmos regionais. Ele foi um dos maiores colaboradores do "manguebeat", ritmo brasileiro que mistura maracatu, rock, hip hop, funk e música eletrônica.

      

     Chico comandou a banda Nação Zumbi e juntos foram responsáveis pelos hits "Maracatu Atômico" (de Nelson Jacobina e Jorge Mautner) (assista ao vídeo), "Manguetown", "A Cidade" e "Todos Estão Surdos", que além do Brasil, também foram sucessos nos EUA e Europa.

      A música de Chico também influenciou vários artistas como a saudosa Cássia Eller, Marcelo D2, Charlie Brown Jr., Arnaldo Antunes e Sepultura que reconheceram como "brilhante" e "singular" o talento do olindense.


Foto(s) relacionada(s):   15 anos se foram e Chico Sciense não é esquecido    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar