PUBLICAÇÕES

Miles Davis: O gênio da música e do Jazz


     
     


      O trompetista, lenda do Jazz, Miles Davis foi um dos mais influentes músicos do século 20. Isso é um fato inegável. "Queremos Miles", exposição em que estive no CCBB, no sábado 19/08 foi concebida pela Cité de La Musique (Paris), com cerca de 300 itens, dentre gravações, obras de arte (como pinturas de Jean Michel Basquiat fotografias de Annie Leibovitz e Irving Penn). A mostra apresetava vídeos, documentários, roupas, instrumentos musicais e partituras cedidas pela família de Miles, colecionadores particulares e parceiros. Em suma: Um banquete para os apreciadores de Jazz e para aqueles desejosos em saber mais sobre música.

      A Curadoria da exposição é de Vincent Bessières. Ela permite conhecer ou se lembrar da trajetória do artista, nascido em 20/05 de 1926, em Ilnyois/EUA e morto em 28/09/1991, em Nova York. É possível ver a ascenção musical de Miles estimulado por saxofonistas do naipe de Charles Parker, fases distintas da sua carreira, sua inventividade, sua capacidade de se reinventar e, claro, o ápice que atingiu tocando ao lado de outras lendas como Sony Rollins, John Coltrane e os renomados pianistas Herbie Hacock e Thelonius Monk, na década de 60, com uma banda antólógica e seu declínio ao se envolver com drogas.

      Em duas horas e meia de visita, se entende um pouco do autor de "Seven steps to heanven", "All blules" e muitas outras canções e que, além de tudo o que produziu, influenciou e criou na música, proferiu uma das frases mais marcantes que já ouvi: "Pintura é música que se pode ver. E música é uma pintura que se pode ouvir. Fantástico! Só com uma sensibilidade musical sem precedentes alcança-se tal pensamento.

      A cenografia da mostra é especialmente elaborada com tecnologia acústica, para possiblitar a audição das gravações de referência do artista. Tudo isso em alto padrão de áudio. É imperdível! . Não importa se vc conhece ou não. Não perca! De 2 de agosto a 28 de setembro

Classificação: Livre / Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h

Local: Térreo e 1º andar " Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h " Telefone: (21) 3808-2020
Ingressos: Entrada Franca


Veja mais: http://www.bb.com.br/portalbb/home22,128,10151,0,0,1,1.bb?codigoMenu=9887

Foto(s) relacionada(s):   Miles Davis: O incomparável    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar