PUBLICAÇÕES

Documentário Uma noite em 67 é registra um momento histórico de nossa música


           
   
        
      O documentário Uma noite em 67, dirigido por Renato Terra em parceria com Ricardo Calil, destaca o dia da final do 3º Festival da Música Popular, promovido pela TV Record, em 21 de outubro de 1967, que teve Solano Ribeiro como realizador do Festival. Festival este que ganhou importância histórica, política e tornou-se transcendental no decorrer dos anos, como ele mesmo, Solano, qualifica.

      O filme conta com a presença de consagrados nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina,Sergio Ricardo, Jair Rodrigues, Mutantes, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Nara Leão, Nana Caymmi e outros que relembram em detalhes a saudável disputa que ocoreu naquela noite.

      A reação e a efervescência do público, os bastidores do 3º Festival da Canção, que mudou os rumos da MPB, a ousadia de Caetano, a composição "O Ponteio", parceria entre Edu Lobo e Capinam, que venceu o Festival e que desbancou a clássica "Roda Viva", de Chico Buarque, são alguns dos destaques. Há muito o que se ver e relembrar. As inesquecíveis canções Alegria, Alegria’, de Caetano Veloso, e ‘Domingo no Parque’, de Gilberto Gil, mostradas neste festival, são um primor.

     Contudo, Sergio Ricardo sendo desclassificado por quebrar e atirar seu violão na plateia após receber vaias para sua música “Beto bom de bola”, um samba-homenagem feito para Garrincha um ano após o fiasco da Seleção Brasileira na Copa de 1966 é o momento mais pitoresco e insólito.

      "Um dia em 1967" é nostálgico e ao mesmo tempo divertido. É um marco de uma noite em que o Tropicalismo foi introduzioo em nossa música através das guitarras. É um filme obrigatório para os interessados em conhecer o começo da carreira de vários grandes nomes de nossa música. Em suma: é um resgate de momentos indeléveis.

  Mais Caetano: http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=280


Foto(s) relacionada(s):   Documentário relembra a origem do Tropicalismo    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar