PUBLICAÇÕES

Johnny Winter faz show memorável no Rio de Janeiro


     


Por Cadhu Cardoso / Fotos Fabiane Barreto

Após a apresentação do ótimo trio Christóvam, Carlini & Assmar, pouco antes das dez da noite, a longa espera acabou. Em sua primeira passagem pelo Brasil, para a divulgação e o lançamento do álbum “I´m a blues man”, com shows em 7 cidades, os fãs do mago da guitarra e lenda viva do blues, o norte-americano do Textas, Johnny Winter, viveram a sua noite de glória, magia e admiração pelo soberbo guitarrista, ao lado de sua banda, nas quase duas horas de duração do show histórico, no Canecão.

     
Johnny subiu ao palco, caminhando um pouco curvado. Mesmo com certos problemas para se movimentar, se diz estar satisfeito com sua vida atual. Declarou isso em sua entrevista à Imprensa e comentou estar feliz por ter conseguido parar de beber e por estar vivendo uma nova fase na vida. Aplaudido de pé pelo público ao entrar no palco, abriu a noite com “Hideway” (imortalizada por Eric Clapton, na fase dos Bluesbreakers). Retribuiu com um bonito riff de “Sunshine of your love”, do ex- grupo de Clapton, o Cream.

O músico, de 66 anos, é albino e dono de uma destreza, de uma técnica e de um feeling impressionantes. Ficou sentado por todo tempo do show, empunhando sua Gibon Explorer, ao lado dos músicos de sua ótima banda. O público que lotou a casa de shows de Botafogo ficou de queixo caído com a performance do instrumentista.

Uma fã, que se apresentou como Princesa do Blues, fez questão de declarar: “Johnny representa uma energia bem quente, bem vibrante e que aguardei por muitos anos para ter a chance de ver ao vivo”.

     
Ela e os demais presentes ao espetáculo se deleitaram com músicas como os clássicos “Red House” de Jimmy Hendrix, “Got my mojo working”, “ Good morning little school girt”, “Bony Moronie”, “I´m tore town”, It’s all over now (gravada pelos Stones, em 1964) e o clássico “She likes to boogie”, entre outras.

Famoso por tocar seu blues, sempre com uma pegada rock´n´roll poderosa e com uma agilidade impressionante, Jonny deu uma aula e confirmou o porquê de ser considerado um dos maiores bluesman do planteta. O habitual slide, recurso que usa no dedo para colocar em suas músicas uma sonoridade ainda mais própria e diferente, seduz e fascina a todos. E claro que este slide não podia ficar de fora. Já no bis, o público vibrou intensamente ao ouvir “Hideway 61 Revisited”, um cover de Bob Dylan, totalmente turbinado e muito visceral.

Ao final do espetáculo, outra fã ardorosa do artista comentava com amigos: “Esse cara é sensacional! Não parece que a guitarra é dele. E sim, que ele é da guitarra”. Pois é mesmo. Com seu jeitão comedido, Johnny se despediu apresentando a banda e dizendo “Bye, Rio. Thanks a lot”. Querido Johnny, depois da apresentação desta quinta-feira, quem agradece é a gente.


Foto(s) relacionada(s):   Johnny Winter, a lenda do blues, faz show histórico no Rico    Johnny Winter faz show memorável no Rio    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar