PUBLICAÇÕES

Principais características do estilo cultural do quarteto se modificam completamente (Parte 2)


     




         Em seu primeiro lançamento, datado de março de 1991, e com uma produção independente, o grupo Skank se apresentou dentro de um estilo quase alternativo e influenciado por grandes astros do reggae, como os músicos jamaicanos Peter Tosh, Bob Marley e Jimmy Cliff. Os quatro músicos de Minas Gerais faziam músicas e compunham letras que se aproximavam um pouco do estilo ska e do reggae raiz, com letras politizadas que expressavam um pouco da "rebeldia", no bom sentido, existente no jeito de ser e no estio dos componentes do grupo mineiro. Isso era mostrado e vivido de uma maneira bem alternativa e bem diferente ao que era vigente no cenário musical da época.

          A partir do álbum Maquinarama, lançado em Julho de 2000, produzido por Chico Neves e Tom Capone, o trabalho do grupo passa a ser direcionado para um modelo mais comercial e vendável. Tom, com todo seu conhecimento e experiência, adiciona ao grupo o toque que seria necessário para que suas músicas viessem a fazer parte das trilhas das novelas e ficassem mais mercadológicas.

          As principais faixas deste disco foram "Três Lados","Balada do Amor Inabalável" e "Canção Noturna". Maquinarama é considerado um divisor de águas na carreira do grupo, que já não utilizou mais intensamente instrumentos de metais, como trompetes, em suas gravações de estúdio. A utilização dos metais nas gravações, característica do começo da banda, passou a ficar um pouco mais de lado. O Skank já não cantava mais o que cantava e queria, como fazia no início. A regra do jogo, agora, era produzir o que o mercado precisava e queria ouvir.

                          Forma de apropriação pela indústria cultural

  A indústria cultural pode ser citada como um dos principais fatores que levaram o grupo Skank a modificar seu estilo. Porém, a maior evidência de que esta apropriação, influência e mudança ocorridas no trabalho e na música feita pelo grupo, em função do meio e da formatação adequada para que ganhassem ainda mais espaço, dentro indústria cultural, veio depois.

          Ela aconteceu com a criação de um fabricante de telefones celulares da Sony Ericsson, mais precisamente no lançamento de um aparelho junto com o álbum Carrossel completo e com o videoclipe de "Uma Canção é Pra Isso". Em Abril de 2007, o Skank, também de forma pioneira, recebe o "Celular de Ouro", reconhecido pela APBD, pela vendagem de 61000 unidades do aparelho. Vale lembrar que em outubro de 2006 a banda era o primeiro grupo brasileiro a ter um álbum lançado em formato digital.


                                             Ideologias veiculadas

         Podemos dizer que as ideologias veiculadas pela banda, no início de sua carreira, eram as mesmas de seus astros inspiradores do reggae como a luta pela paz, a disseminação do amor, a liberdade de expressão, as lutas sociais, a discriminação, o preconceito entre outras.

               Depois do álbum “Maquinarama”, junto com os metais e de todas as características mais evidentes da influência do reggae, o Skank passou a produzir temas mais românticos, menos ousados e menos politizados. O som do grupo ficou musicalmente muito mais palatável e bem próximo ao que era necessário para que suas músicas fossem compatíveis e mais pop. Com a apropriação da aura do trabalho feito pela banda, refletido em músicas adequadas às trilhas sonoras demandadas pelas novelas, principalmente as Globais, pode se dizer que o grupo mineiro continua fazendo boa música mas não mais com aquela criatividade e originalidade do início da carreira.

Referências:

                Site Oficial do Skank - http://skank.uol.com.br/
                         
 
  
                          Comentários do útimo do skank no Rio

Foto(s) relacionada(s):   As coisas mudam e o grupo Skank também    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar