PUBLICAÇÕES

Seu Creysson fala sério, pelo menos uma vez, quando o assunto é o polêmico cantor Wilson Simonal


     


     O humorista Cláudio Manoel, do Casseta e Planeta, apareceu sério em público para falar do Cantor Wilson Simonal, no roteiro que escreveu do filme "Ninguém Sabe o Duro que Dei" visando mostar àqueles que não conheceram o cantor, quem tinha sido Simonal, cujo sucesso varreu o país, ao final da década de 60.

     "Ninguém Sabe o Duro que Dei", filme de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, foi lançado no festival É Tudo Verdade, realizado no Rio em abril. O dumentário, já em cartaz, segundo a crítica do jornal Folha de São Paulo,é o primeiro olhar do cinema sobre esse homem que, como diz Nelson Motta no filme, "virou um tabu, um leproso, um pária" na música brasileira. As declarações dos filhos de Simonal (Max de Castro e Simoninha) são marcantes

     A decadência do artista ccmeçou em agosto de 1971, quando sua popularidade como cantor só era superada por Roberto Carlos (com enquete no site). Conta o filme que Simoal, suspeitando de que seu contador o roubava, mandou dar-lhe uma surra. Aí, a sua história mudou.

     Declara Manoel: "O problema é que a surra foi dada por dois agentes do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), serviço público cuja especialidade era torturar adversários da ditadura militar -- e falsos adversários também".

     E contiua: "Um inspetor, Mário Borges, disse à imprensa que Simonal era informante do Dops, e a pecha de dedo-duro nunca mais se descolou dele, jogando-o num longo ostracismo. Ele pagou uma pena dura demais, desproporcional para uma surra, porque sua condenação foi até o fim da vida. Para ele, não teve anistia", afirma Manoel.

     O humorista faz questão de comentar que o documentário não é uma defesa de Simonal. Por um lado, até piora sua situação, pois os três diretores, empenhados em saber o máximo sobre o que aconteceu, contrataram um detetive para localizar Raphael Viviani, o contador que foi o pivô da história.(um dos momentos mais impactantes do filme).

     Agora, se falar mais perde-se a graça. Não deixem de ver no cinema ou alugar, futuramente, em DVD.

Mais sobre o músico no link http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/05/29/sucesso-nas-telas-documentario-sobre-simonal-faz-icone-da-pilantragem-voltar-moda-756101596.asp

Foto(s) relacionada(s):   Wilson Simonal é protagonista do filme de Seu Creyson    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar