PUBLICAÇÕES

Sepultura e Angra estremecem as estruturas do Canecão


     
Fotos Patrícia Moshini


Pontualmente às dez da noite de sexta (29/05), o grupo Angra começou sua apresentação no palco do Canecão, bem cheio, para realizar o show da primeira turnê que faz com a banda Sepultura. Antes de subirem ao palco, já se ouviam os gritos de saudação “Ole, Ole, Ola, Angra, Angra. Campo propício para Edu Falaschi e companhia enlouquecerem o público com “Carry On” (com direito até à introdução “Unfinished Allegro”), colada em “Nova Era”.

Feliz por voltar à cidade após quase dois anos, o quinteto relembrou músicas da carreira da banda. Em “Make Believe”, Edu chegou a mostrar sua competência mas deixou os mais antigos, que os acompanham há anos, desanimados. Afinal, apesar de possuir uma voz poderosa e audível, Edu não tem nem o carisma, nem a extensão e muito menos os recursos do vocalista antecessor, André Matos. Ele compensa suas limitações pela interpretação que dá às músicas que canta.

Porém, isso não foi empecilho para conquistar e agradar os presentes e simpatizantes com o trabalho que fazem. Kiko Loureiro (guitarra) e de Rafael Bittencourt (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Ricardo Confessori, retornando ao grupo mandando ver nas conhecidas “Angels Cry”, “Never Understand”, “Nothing to Say” agradaram e acertaram exatamente no alvo. Ao fim do show, a bela “Rebirth” foi levada em um número, simplesmente de arrepiar. Entoada praticamente em uníssono por metade da plateia, o tempo todo cantando junto com o vocalista Edu, ficou parecendo serem todos uma única voz, bem no estilo metal melódico, mal visto por uns mas adorado por outros.
                                                            
                         Sepultura mostra sua força e deixa a casa em êxtase


Meia hora após o encerramento do show do Angra, que teve duração de uma hora e 30 minutos, e quase à meia noite, a mais famosa e renomada banda brasileira de heavy metal, Sepultura, começou sua apresentação com músicas do novo cd como “We’ve Lost You”, “What I Do” e “Convicted in Life” do álbum A-Lex”, lançado mundialmente em janeiro.

A banda, que acabou de tocar por 20 países em fevereiro e março, estava
com sua formação de Derrick Green (vocal), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Xisto (baixo) e Jean Dolabella (bateria) bem afiada e com um batera com uma ferocidade absurda e de muita técnica, digno de ocupar o lugar de um dos fundadores do Sepultura (Igor Cavalera). Mostrando uma sonoridade bem distinta da exibida pelo Angra, o grupo mineiro (ou será internacional?) fez seu thrash e death metal, vertentes do heavy metal tradicional que fazem, com um quê de brasilidade.

No repertório estavam o clássico “Chãos AD”, que catapultou a banda ao sucesso na década de 90, “Sepulnation” (já com Derrick tendo substituído Max Cavalera), “Territory”, “Arise”, a empolgante “Roots, Bloody, Roots” e a visceral “Dead embrionic cells”. Andreas declarou: “A energia que chega aqui em cima é maravilhosa”. E realmente o clima do show era excelente. Foram usados um jogo de luzes adequado, um áudio sem ruídos e muita empolgação. Ou, como costuma dizer Derrick, “É do c...” Hoje, o mesmo Derrick já fala um português fluente e é capaz de aquecer ainda mais a massa.

Depois de “Dead Embryonic Cells”, o guitarrista Andreas Kisser, atual porta-voz do grupo, saudou os headbangers, dispostos a bater muita cabeça e sem mostrar qualquer sinal de cansaço. Aproveitou e agradeceu por toda a força que eles, headbangers, passaram nestes 25 anos de carreira, que se completam em 2009.

Ao final, Angra e Sepultura dividiram o palco (assistam ao vídeo) e levaram uma música do Led e “Paranoid”, do Black Sabbath. E vamos que vamos! Pois se estas duas banda já entraram para a história, o Sepultura está quase lá. E o Angra? Podem perguntar. Já está querendo entrar também. Afinal, eles estão à altura de marcar presença nesta turnê comemorativa, dividindo o palco com músicos de primeiro time do metal.

Entrevista com o baterista da banda: http://www.cadhucardoso.com/index.php?pg=public&list=1&id=218







Foto(s) relacionada(s):   Sepultura brilha em seu show no Rio de Janeiro    Angra reencontra seus fãs em show no Rio    Andreas faz cara feia e solo brilhante    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar