PUBLICAÇÕES

Verônica Sabino reinventa seu ambiente musical e Primeiro DVD da cantora passa pela história em busca das novidades


Por Beto Feitosa

     


A voz aveludada de belíssimo timbre; a proposta inquieta de sempre ir além e experimentar o desconhecido. Nem quando segue a fórmula do especial de TV que vira CD e DVD Verônica Sabino se deixa levar pelo caminho mais fácil da simples revisão, procura novos sentidos para o agora. O mais novo retrato da artista traz essa busca já no título, Que nega é essa. Gravado ao vivo em um estúdio de TV, o primeiro DVD e nono CD de Verônica chega ao mercado pelo selo MP,B (por onde tem a maior parte de sua discografia) com distribuição da Universal (onde foi lançada).

À vontade para criar, Verônica parte de sua intimidade com a música brasileira tradicional e (re)cria um ambiente moderno. A opção pelo registro em estúdio aumenta as possibilidades e a deixa concentrada na música. Mesmo que o disco tenha sido gravado ao vivo, no "valendo", a energia do palco é um próximo passo, nova recriação.

Nesse espaço de fazer música Verônica pode olhar para trás e retomar com orgulho tempos de Todo sentimento e Tudo que se quer. Tranquila para inserir novidades no repertório como a clássica dor-de-cotovelo de Custódio Mesquita e Evaldo Ruy em Saia do caminho. Ou as novas dimensões de Vitor Ramil em Invento e Longe de você, essa com participação do autor.


Verônica estabelece parcerias duradouras, e volta a Rodrigo Maranhão e sua Rosa que me encanta, dobradinha dele com Pedro Luís gravada por ela em 1997. Ainda em seu baú busca Tardes, composição que ganhou de Adriana Calcanhoto em 1995. Traz os votos de Não se afasta de mim, de Celso Fonseca, e refaz os passos de Beijo salvador, de Herbet Vianna. Emenda a presença do autor com uma releitura para Quase um segundo que, por sua vez, lembra a recriação de Lágrimas e chuvas, hit pop do Kid Abelha que ganhou conotação romântica com ela.

     
Verônica se deu um hiato de sete anos sem novo trabalho, espécie de tempo para se renovar e arrumar as novidades. Seu trabalho anterior, Agora (2002), representou um passo muito grande na carreira da cantora. Depois de 17 anos interpretando um time seletíssimo de compositores, Verônica se descobriu um deles. De uma só lavada compôs quatro músicas. Nesse tempo em que ficou sem gravar, Verônica Sabino desenvolveu esse novo papel, testou parcerias, estilos, se aventurou em versões. O palco, combustível essencial para o artista, também passou por essa reformulação. Verônica viajou em turnês como convidada de Zeca Baleiro e Leoni.

Enfim chega a Que nega é essa, especial exibido pelo Canal Brasil que rendeu o primeiro DVD da carreira da cantora. E 2009 traz uma compositora madura, com uma obra maior. De sua estréia revive Agora e Rewind. Mas ainda acrescenta o forte Blues em braile, primeira parceria com o amigo Zeca Baleiro. E apresenta Túnel do tempo, bem sacada letra que já vinha sendo cantada em shows por ela e foi gravada pela cantora mineira Selmma Carvalho.

A formação da banda é também peculiar e muito especial. Soma as cordas do violão de Sérgio Chiavazzoli, também responsável pela produção; o ritmo de outro mundo e mil sons de Marcos Suzano, parceiro em viagens anteriores; o talento múltiplo de Marcelo Caldi entre pianos, sanfona e vocal; outro violão a cargo de Pedro Braga. Verônica está bem cercada, à vontade para imprimir novas idéias e correr à margem de qualquer padrão pré-estabelecido. Desde seu primeiro trabalho solo, de 1985, ela deixou claro que não quer saber de lugar comum.

No final continua a mesma interrogação que falta ao título: afinal, que cantora é essa? Pode parecer estranho em tempos de artistas pré-moldados alguém com tanto tempo de carreira e farta coleção de troféus pra ser orgulhar ainda ousar e procurar o novo. Mas o artista de verdade é inquieto por natureza, e é essa eterna busca é o que o impulsiona, incentiva a criação. Desde sempre Verônica compôs seu repertório com idéias. Agora dá um novo passo em busca do futuro.

Mais informações e assuntos da MPB no site http://www2.uol.com.br/ziriguidum/0902/090217-01.htm

Foto(s) relacionada(s):   MPB da boa! Verônica Sabino lança seu aguardado DVD    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar