PUBLICAÇÕES

Está chegando a hora! Radiohead enfim no Brasil!


Vencedor do prêmio Grammy de melhor banda alternativa de 2008, o grupo inglês Radiohead cresceu, mas ainda mantém seu lado indie. Embora venha tocar em março no Brasil em grandes espaços, a banda ainda se considera alternativa.

— Não penso que somos uma banda alternativa se isso tem a ver com o tamanho do lugar em que tocamos. O que tentamos é fazer diferente, e isso nos faz alternativos de certo modo. No fim das contas, prefiro que sejamos conhecidos como alternativos, sim — diz o guitarrista Ed O"Brien.

Embora não seja campeão de vendas, o Radiohead tem forte culto de seguidores e respaldo da crítica e do público, principalmente desde OK Computer (1997), que deu uma guinada em sua carreira, pois, até então, era só mais uma boa banda de rock britânico. Será que rola alguma pressão interna para suplantar o que foi considerado um dos melhores discos de rock dos anos 1990?

— Não pensamos nisso. Já faz tanto tempo que OK Computer saiu... Desde Kid A (2000) decidimos dar uma guinada e gravar discos diferentes uns dos outros — diz O"Brien.

Assim como o Depeche Mode não toca mais ao vivo Strangelove (por ter ficado muito batida), o Radiohead não inclui mais Creep, canção que o lançou para o mundo, em seus shows.

— Essa música está fora de nossos sets. Mas, quem sabe, podemos tocá-la no Rio ou em São Paulo, já que nunca fomos ao Brasil.

Outra música, a primeira a botar o nome do Radiohead nas TVs e rádios, Rock Is dead, não está na coletânea dupla da banda. Por quê?

— Infelizmente, isso nada teve a ver conosco. Antes de deixarmos a EMI, eles montaram essa compilação para ganhar mais algum dinheiro e botaram o que queriam, não nos consultaram.

O primeiro disco do Radiohead fora da EMI, In Rainbows, inovou ao ser liberado para download no site da banda, onde os fãs puderam pagar o que quisessem (ou nada) por ele.

— Pensamos nessa estratégia para ver como a indústria estava funcionando e como estávamos em relação ao público. E a resposta foi muito boa. Mas não sabemos como vai ser o futuro.

Sobre a turnê no Brasil, O"Brien diz que é fã do Kraftwerk, banda alemã que vai abrir os shows, junto com os cariocas Los Hermanos.

— Uau, vai ser a nossa primeira vez tocando com o Kraftwerk! Crescemos ouvindo seu som, e os discos deles são incríveis até hoje.

Eles ainda não ouviram nada dos Hermanos, mas O"Brien afirma querer conhecer o som deles. Sobre o repertório dos shows, ele adianta que o Radiohead vai tocar um pouco de cada disco, já que será um show longo.

— Vamos fazer uma mistura do material de In Rainbows com algumas músicas antigas, já que serão umas 25 no total.

Fonte: Jornal Zero Hora de Porto Alegre



Classificação: não avaliado


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar