PUBLICAÇÕES

Gotas Musicais: Grandes nomes da música que nos deixam



Com letras inspiradas nas mulheres bonitas e no folclore da sua Bahia natal, Dorival Caymmi se tornou um dos maiores compositores de nossa música e nos deixou aos 94 anos.

De estilo inimitável de compor e cantar, influenciou várias gerações de músicos brasileiros. É dono de verdadeiros clássicos como "O Que É Que a Baiana Tem", "João Valentão", "Saudades de Itapoã", da mais que belíssima "Marina" e de muitos outros. De jeito tranquilo e cativante, compôs letras que, segundo o mestre João Gilberto, parece não terem sido feitas por gente aqui desse mundo.

Caymmi foi homenageado pela Mangueira no carnaval de 1986 e ajudou a escola a conquistar o título daquele ano. Seus filhos Dori, Danilo e Nana herdaram parte de seu talento. Talento este que se manifesou em canções que versam, na maioria das vezes, sobre temas praianos ou sobre a Bahia e as belezas da terra. Dessa forma, Caymmi colaborou para fixar uma imagem do Brasil no exterior e para nós próprios brasileiros, tornando-se, assim, inesquecível!

     



Isaac Hayes, astro da soul music nos anos 70, morreu aos 65 anos, em Memphis, nos Estados Unidos, no dia 1º agosto, último. Mas, em vez de lamentações, é válido relembrar alguns dos feitos deste grande músico.

Em 1971, Heyse tornou-se ícone da black music. Como intérprete de "Theme of Shaft" (vídeo acima) balançou, sacudiu e fez dançar meio mundo. Ainda fruto do filme Shaft, ganhou não só o Oscar de "melhor canção original", graças a esta música, como também um Grammy.

Em 200O, o filme foi relançado com o nome de "Shaft revenges", protagonizado por Samuel L. Jackson, como John Shaft.

A vida de Isaac foi sempre voltada para música! Já aos cinco anos, começou a cantar no coral da igreja de sua cidade, Covington, no Tennesse. Músico autodidata tocava sax e piano. Hayes também compôs outros clássicos do soul como "Soul man" e "When something is wrong with my baby". Em 1972 ganhou outro Grammy por seu álbum "Black moses".

Há alguns anos, atuou como cozinheiro Chef do seriado animado "South Park". Seguidor da cientologia, mesma religião de Tom Cruise, tomou uma decisão radical em relação ao seu personagem no popular programa americano "South Park": Convicto de sua crença, abandonou a produção e deixou de dublar o personagem devido ao desrespeito e ridicularizações inapropriadas relacionadas à sua religião. Realmente, ele tinha tudo a ver com o estilo do personagem John Shaft, do famoso filme de ação que tanto o popularizou. Ele e sua música vão deixar saudades!





Foto(s) relacionada(s):   Grandes nomes da música que perdemos    


Classificação: Excelente


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar