PUBLICAÇÕES

Histórias da célebre frase: "Toca Raul"


          



Por: Regina Carvalho, de Florianópolis e Cadhu Cardoso

     Em seu site oficial, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro ofereceu um brinde pros seus fãs no Natal de 2007 : justamente uma canção intitulada “Toca Raul”. A canção explicita bem o drama do artista em público. Começa assim:

Mal eu subo no palco

Um mala maluco grita de lá

Toca Raul!

A vontade que me dá

É mandar o cara ir tomar naquele lugar

Mas daí eu paro, penso e reflito

Puxa vida esse cara é mesmo um mito

Como é poderoso esse Raulzito

     E faz uma homenagem a Raul Seixas, na seqüência da letra..

     É claro que para os músicos isso há de ser pior: mesmo fazendo música da melhor qualidade, têm que suportar esse tipo de escracho – porque é isso que é, um escracho, um desrespeito com o artista que está se apresentando. Raul Seixas foi de minha geração, de modo que os que gritam só o conhecem da mitologia criada em torno da sua pessoa, de artista maldito. Mas não gritam isso como uma homenagem a Raul, acho.

     Gritam como uma des-homenagem ao músico que se apresenta – e fazem isso no bar com som ao vivo, na praça, nos shows. Gritam porque são grosseiros e mal-educados. Se fosse para homenagear Raul, fariam de outro modo: aplaudiriam em silêncio, se não têm nada melhor pra dizer, porque artista que se apresenta em público merece respeito, como Raul merecia.

     Não me lembro de as pessoas de meu círculo, na época em que Raul estava vivo, terem algum interesse pela obra dele, a não ser um ou outro aficcionado pelo rock. Eu mesma só fui prestar atenção em suas canções mais tarde, durante o processo de “canonização” por que passou. Gosto muito de três delas, as mais conhecidas: "Metamorfose Ambulante", "Maluco Beleza" e "Gita".

     No show do Projeto Pixinguinha que João Bosco apresentou no Centro de Eventos da UFSC, no final do ano passado, ao ver o entusiasmo do público pedindo bis, um engraçadinho atrás de mim gritou, a plenos pulmões: “Toca Raul!” bem na hora em que João voltava ao palco. Me virei pra ele, com “Ninguém merece!” se formando nos lábios.

     Mas o menino estava tão satisfeito com a própria e criativa façanha, que fechei a boca, e fiquei morrendo de pena. Porque ele estava mesmo achando que dava uma demonstração de espírito e inteligência. E como a competição para o mais mentecapto estava posta, um outro gritou, mais atrás: “Toca aquela!”Agora sim: ninguém merece!

     E vou terminar como Zeca Baleiro termina, pra demonstrar que paciência tem limite:

“Pra nunca mais ter que ouvir

Alguém gritar e pedir:

     Toca Raul, pô!”     

Amigos leitores do site, aí vai Raul duplamente:

No link do youtube abaixo,
o link de Zeca Baleiro com a música http://zecabaleiro.locaweb.com.br/toca_raul.html

Link relacionado ao músico: http://www.raulseixas.com.br/



Foto(s) relacionada(s):   O Lendário Raul Seixas faz 20 anos de morto. TOCA RAUL!    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar