PUBLICAÇÕES

Luizinho Lopes: um grande talento da nova safra da MPB


          
                 
       
              
          Crítica do CD "Anoiteceu"

    Se fosse vinil já teria furado. O disco "Noiteceu" de Luizinho Lopes não parou de tocar aqui em casa. Sem dúvida, um marco, um tesouro a ser descoberto pela mídia tradicional. Letras inspiradíssimas, música boa das Geraes e do Sertão-Mundo.
    
    Cito aqui o artigo do jornalista e pesquisador Jorge Sanglard só para dar um toque sobre este CD cheio de, astúcias poéticas e ousadias musicais: "A valorização da palavra, impregnada de sentidos, sutilezas e imagens poéticas, é a senha para desvendar a trajetória do compositor mineiro Luizinho Lopes e mergulhar em seu terceiro disco independente "Noiteceu", um verdadeiro achado musical e um passeio poético denso e instigante”.

    Compositor, violonista e cantor, Luizinho Lopes é um dos mais criativos e inventivos dos novos talentos da Música Popular Brasileira e busca na renovação a força para articular a sua obra. Tendo como parceiros dois premiados escritores da literatura brasileira contemporânea, Luiz Ruffato e Iacyr Anderson Freitas, além do jornalista e escritor paulistano Zé Edu Camargo e da compositora e cantora carioca Luhli, Luizinho Lopes injeta sangue novo na MPB e ajuda a revigorar a música mineira. Não vamos nem falar das letras que são preciosidades, ourivesaria poética cheia de fantasmas, sutilezas, janelas, iluminações no breu. (quem quiser saber mais leia o artigo do supracitado Jorge Sanglard, visitem o blogue http://liberatinews.blogspot.com). Não há forma de se classificar a música de Luizinho.

    Neste CD tem de tudo. Parece um bazar árabe, do tango amineirado à canção de menestrel, passando pela música de coral. Segue a tradição, rompe com ela, é antiga e moderna ao mesmo tempo (se isso é possível). Posso estar dizendo besteira. Mas é coisa rara e é boa de ouvir com os olhos fechados. Tenho que falar dos seus companheiros nesta empreitada e, novamente cito Sanglard :"Toda a diversidade musical estabelecida pelo compositor no disco teve a cumplicidade de instrumentistas do primeiro time no Brasil: Roberto Lazzarini, no piano e arranjos; Bré, em toda a percussão e na criação de sonoridades noturnas; Toninho Ferragutti, no acordeom; Sizão Machado, no contrabaixo acústico; Paulo Garfunkel, na flauta; Maria Clara Valle, no violoncelo; Daniel Drummond, na guitarra; Fabrício Conde, mestre contemporâneo da viola de 10 cordas; Luiz Cláudio Faria, no flugelhorn; Cássio Poleto, no violino; Salim, na guitarra; Cazé, no bandolim; Neli Aquino, na flauta; e Carlos Henrique Pereira (Kain), no violão de aço, produção e mixagem. Além da participação vocal de Andréa Gomes. O CD tem o selo da Funalfa Edições e foi gravado com recursos provenientes da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo

     Texto: Bruno Liberati

     Fotos: Humberto Nicoline




Foto(s) relacionada(s):   Luizinho Lopes em seu novo cd    


Classificação: Ótimo


Deixe aqui seu comentário   -   Recomende este artigo!





« Voltar